Violência nas Escolas-Bullying


“Violência nas Escolas – Bullying” de Nazaré Barros aborda um dos temas mais temidos por pais, professores e alunos.
Violência nas Escolas – Bullying é um livro repleto de actualidade onde os problemas da indisciplina, violência e bullying escolares são abordados numa perspectiva actual e nas suas várias dimensões: pedagógica, relacional, social e organizacional.


Indisciplina, violência e bullying são fenómenos que estão presentes nas escolas portuguesas. Estamos perante um livro onde estes fenómenos são analisados sem alarmismos fáceis ou exageros mediáticos, mas com rigor e conhecimento científico. Numa linguagem simples e acessível, este livro é um contributo decisivo, um testemunho e uma ajuda para pais, professores e toda a comunidade educativa. Estamos perante fenómenos complexos, em que o trabalho na área da prevenção pode ser decisivo para marcar a diferença.

Nazaré Barros é professora de Filosofia no ensino secundário há mais de 20 anos. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (1986) e é autora de vários manuais escolares de filosofia. Fez mestrado na área da educação, na especialização de Administração e Organização Escolar, na Faculdade de Ciências (2009), onde defendeu a dissertação «Violência escolar ou escola violenta?» com a classificação final de 18 valores. Tem ocupado vários cargos na escola, estando em órgãos de gestão e direcção entre 2003 e 2010.

Chancela: Bertrand Editora
224 Páginas | PVP: €14,90

Comentários

  1. Joaquim Sarmento diz:

    Encontrei o livro por acaso na estação do comboio em Corroios e foi com muita alegria que descobri alguém com uma visão tão interessante, tão complexa e profunda sobre a escola que temos e os desafios que se colocam aos educadores (educadores, professores, técnicos, pais) nesta aventura dialógica mas nem sempre conseguida de ensinar e aprender.
    Parabéns à professora Nazaré Barros e à Bertrand Editora por colocarem à nossa disposição um contributo tão relevante para a reinvenção da escola e da educação em Portugal.