Literatura/Rentrée:em Português

Novos romances de escritores como José Eduardo Agualusa, João Tordo, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, António Lobo Antunes e Ana Teresa Pereira marcam este ano a rentrée editorial em língua portuguesa.
Novos romances de escritores como José Eduardo Agualusa, João Tordo, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, António Lobo Antunes e Ana Teresa Pereira marcam este ano a rentrée editorial em língua portuguesa.
“Milagrário Pessoal”, de José Eduardo Agualusa, chega às livrarias a 27 de setembro, numa edição da Dom Quixote, bem como “As Memórias Secretas da Rainha D. Amélia”, de Miguel Real, e “O Novíssimo Testamento”, romance do músico cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, que vem a Portugal em outubro lançar o seu próximo disco, no qual canta com Gilberto Gil, Cesária Évora e Harry Belafonte, entre outros.
“O Bom Inverno”, o quarto romance de João Tordo – e o primeiro após o Prémio Literário José Saramago 2009 – já está nas livrarias e o lançamento será a 16 de setembro na Livraria Ler Devagar da Lx Factory, às 19:00, com apresentação a cargo de Pilar del Río, viúva do Nobel português.
Também José Luís Peixoto regressa com novo romance, “Livro”, pela mão da Quetzal, que propõe igualmente “Para Interromper o Amor”, segunda incursão de Mónica Marques na ficção, e o romance de estreia de Paulo Ferreira, “Onde a Vida se Perde”.
Gonçalo M. Tavares lançará nesta rentrée três novos livros: “Uma Viagem à Índia” e mais um título da coleção “O Bairro”, na Caminho, e “Matteo Perdeu o Emprego”, na Porto Editora.
Este ano, como é habitual, António Lobo Antunes apresentará também em outubro um novo livro: chama-se “Sôbolos Rios que Vão” e é, como sempre, editado pela Dom Quixote, ao passo que Ana Teresa Pereira lança “A Outra (conto)”, na Relógio d’Água.
A Sextante começa em setembro a publicar a obra completa do brasileiro Rubem Fonseca, Prémio Camões 2003, com “O Seminarista” (2009), a que se seguirá “Bufo e Spallanzani” (1986), que o escritor virá apresentar à Póvoa de Varzim, em fevereiro, no encontro literário Correntes d’Escritas, em que proferirá a conferência de abertura.
Também em setembro, Vasco Graça Moura publicará na Alêtheia a novela “O Mestre de Música”, que surge na sequência de “O Pequeno-Almoço do Sargento Beauchamp”, de 2008.

Fonte: Agência Lusa / 03 de Setembro