RELATÓRIOS ACADÉMICOS

A designação de Relatório aplica-se a uma multiplicidade de textos, podendo variar de extensão, profundidade e alcance dos seus objetivos. É possível classificar a diversidade de relatórios em dois tipos: relatórios de atividades e relatórios temáticos destinados a provas académicas. Contudo, independentemente da sua categoria, natureza e/ou complexidade do objeto de estudo, existem regras metodológicas e um esquema estrutural que é comum a todos os relatórios.

Em qualquer contexto, o  RELATÓRIO é  um documento elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a factos, experiências ou atividade desenvolvidas em determinado contexto. É uma espécie de narrativa minuciosa e organizada de forma lógica.

O relatório deve conter os elementos constituintes nas normas para trabalhos académico-científicos, devendo incidir sobre:

  • enquadramento teórico,
  • descrição das atividades,
  • apresentação dos resultados obtidos,
  • reflexão do trabalho desenvolvido e do seu contributo .

 

Além disso, é fundamental que o relatório englobe não só uma componente prática, que implica a atividade desenvolvida, mas também uma componente teórica, que visa a reflexão, análise fundamentação técnica e científica das ações realizadas.

Mais do que uma mera descrição de atividades executadas, este tipo de trabalho deve fazer a conjugação entre a componente teórica (através de uma breve revisão de literatura sobre a temática em que se insere a atividade) e a componente prática.

 

Serviços disponibilizados:


Revisão de texto.


Apoio na estruturação do trabalho.


Apoio nas metodologias de escrita do trabalho.


Seleção, organização e uniformização bibliográfica


Preparação para defesa de trabalhos (projeção da voz, postura correta…).

 

Atenção: não se elaboram trabalhos académicos/científicos

 

 

Preencha o formulário e solicite as informações pretendidas, sem compromisso.

Obter informações